Qual a importância do Projeto para a comunidade
Para mensurar o alcance do projeto e sua importância na vida das pessoas, cada paciente passa por 08 (oito) a 10 (dez) sessões terapêuticas, na frequência de uma sessão semanal. Portanto, desde setembro de 2020 já foram oferecidas pelo projeto em torno de 8.000 (oito mil) sessões terapêuticas. Se considerarmos o custo médio de R$ 150,00 por sessão, chegaríamos a uma cifra de R$ 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais). Ou seja, esse seria o valor gasto por todos os pacientes que fizeram as 8.000 sessões. Todavia, devido à grandeza e o espirito samaritano de nossos voluntários leigos e profissionais: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33), as despesas foram praticamente zero para cada paciente.
Do ponto de vista da dinâmica pastoral, diríamos que o projeto tem gerado um ganho imensurável, primeiro, por ter aproximado as pessoas, já que as equipes de acolhida são compostas por leigos de diversas pastorais, como também por pessoas não engajadas, que agora estão mais próximas não só física, mas afetivamente. Segundo, a satisfação estampada no semblante de muitos paroquianos em saberem que podemos ajudar tantos irmãos necessitados não só de nossa circunscrição eclesiástica, mas de outras regiões de São Luís, até mesmo de outros credos.
Esse é um ingrediente que alavanca a autoestima das pessoas, em tempos de dor, de sofrimento, como é esse tempo de pandemia. Tal ingrediente pode fazer toda diferença na saúde mental de cada indivíduo. Além do mais, tem-se ainda a consciência do dever cumprido ao realizar a máxima da religião cristã:
“a fé sem as obras é morta” (Tg 2,26).