É um movimento surgido na Alemanha em 18/10/1914. A campanha da Mãe Peregrina é animada e vivificada pela espiritualidade do movimento Apostólico de Schoenstatt e fundamenta-se na realidade da aliança de amor com a Mãe, Rainha e vencedora três vezes admirável de schoesntatt. Fundada pelo Padre Jose Kentenich, este enviou as irmãs de Maria para o Brasil em 10/06/1935 onde empenhavam-se na renovação do mundo em Cristo por Maria, mais tarde ele estimulou a construção de santuários e participou da inauguração do Santuário Tabor em Santa Maria/ RS em 11/04/1948. As imagens são bentas no santuário onde partem para visitar as famílias e lugares distribuindo as graças que seus filhos necessitam.

Já em setembro de 1950 ao participar de um retiro, o Diácono Joao Luiz Pozzobon deu seu sim ao plano de Deus e se responsabilizou pela imagem da Mae Rainha, a Irmã M. Tereza Gobbo idealizou e reproduziu três imagens grandes para que peregrinasse de casa em casa. Devido ao pedido das famílias que visitava no ano de 1959, o Sr. Joao Pozzobon teve a inspiração de iniciar a peregrinação de pequenas imagens da Mae Peregrina de casa em casa organizando grupos de 30 famílias. A partir da década de 1980 estendeu-se para o mundo inteiro, tornando-se um movimento internacional.

Existiu uma coordenação composta por uma freira, Ir. Elmira, e uma leiga, sra. Arlete Rocha. Na paróquia Sagrado Coração de Jesus o movimento existe há, pelo menos, 23 anos. Foi introduzida pela sra. Maria Leite, que em contato com sra. Odinéia Souza, e com o conhecimento do pároco da época, padre Carmelino Farias implantaram o Movimento na paróquia. Ficaram como coordenadora a sra. Rita Lisboa e vice a sra. Odinéia. Iniciado com 7 missionários e atualmente temos 12.

Como apostolado mariano inserido na igreja, é um método de pastoral que tem como fim especifico a evangelização. Famílias evangelizando famílias.   Este movimento é composto por uma coordenação de missionarias(os) que é responsável por 30 famílias onde a imagem percorre os lares permanecendo 24 horas em cada lar. Ao receber a visita da Mae Rainha deve-se rezar o terço ou pelo menos rezar três Ave Maria para participar das graças do santuário (a graça do abrigo espiritual, a graça da transformação interior e a graça da fecundidade apostólica). Todo dia 18 celebra-se a aliança de amor com Maria. 

Está inserida em toda a arquidiocese de São Luis e algumas cidades do maranhão. Em particular na paroquia do Sagrado Coração de Jesus estamos distribuídos nas comunidades Sagrado Coração de Jesus e comunidade de São Sebastiao e possui um total de15 missionárias que são responsáveis pelas famílias que recebem a imagem da Mae e Rainha.