Pastoral da Sobriedade
É a ação concreta da igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida é uma atuação especial em resposta ao problema social e de saúde pública do uso das drogas a Pastoral vai além da dependência química que pela terapia do amor trata todo e qualquer tipo de dependência propondo assim uma mudança de vida vem para resgatar e reinserir os excluídos.
Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Pastoral da Sobriedade iniciou seus trabalhos há 15 anos e, ao contrário de que muitas pessoas pensam, ela não é uma Pastoral direcionada a dependentes químicos, mas também a seus familiares, e a toda a comunidade.
Os agentes da pastoral atendemos geralmente os familiares dos dependentes levando a eles uma palavra de conforto a palavra de Deus e mostrando que o amor e a compreensão é a parte mais importante para a libertação do seu dependente químico fazendo com que a família se reestruture para poder dar força ao seu dependente e ele possa sim encontrar um rumo na sua vida.
Criada, no Brasil, em 1998, a Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. Buscamos a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras e Casas de Recuperação. Na Arquidiocese de São Luís, temos a Pastoral em 12 paróquias. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Pastoral da Sobriedade tem um grupo com 22 agentes.