História da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Tudo começou em janeiro de 1979, ano da inauguração do conjunto Bequimão, quando da concessão do terreno para a construção da igreja.

A primeira missa foi celebrada por Frei João de Deus Caragiolla da Paróquia do Anil.

Naquela época, acreditava-se que a comunidade do Bequimão pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil. Porém, após reunião do clero concluiu-se que a comunidade do Bequimão pertencia, na verdade, à Paroquia de São João Batista dos Vinhais, com sede na Cohama, sob a orientação do Frei Mário Paloni – OFC.

Em Agosto de 1979, Frei Mário Paloni, assume a comunidade.

Em 08 de setembro de 1979,  foram criados os primeiros grupos:

  • Catequese, Coordenado por Luiza Queiroz e Maria do Rosário;
  • Os praesidiuns: Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Luz;
  • Ordem Franciscana Secular

Em 2 de Fevereiro de 1982, bênção do terreno por Dom Mota.

Em 24 de Junho de 1982, foi construída a primeira capela de palha. Nessa mesma época, foi feito uma votação para a escolha do nosso padroeiro, sendo escolhido: Sagrado Coração de Jesus.

Em 1983, deu-se o início da construção do salão para realização das celebrações.

Em 04 de novembro de 1984, foi realizada a bênção do Salão com a presença de Dom Paulo Pontes.

Em 1985, foi criado o primeiro grupo de Ministros Extraordinários da Eucaristia.

Em 1986, Frei Mário ausenta-se e assume o Frei Carmine.

No dia 07 de setembro de 1990, é criado o Grupo do Apostolado de Oração, por iniciativa de Marília e Luiza, tendo como primeira presidente Maria José Pires. Nessa época, surge, também, o primeiro grupo comum (CPP).

Em 1992, inicia-se a construção de 8 salas para encontros.

Em 18 de agosto de 1993, é criado o movimento carismático, com a orientação de Terezinha, Maria Costa, Cacilda Mota e Josecilde.

Em 28 de janeiro de 1996, a comunidade do Bequimão passa a ser sede da Paróquia São João Batista dos Vinhais.

O Pároco Carmelino Pereira Farias assume.

Em 25 de janeiro de 1997, a comunidade do Sagrado Coração de Jesus torna-se Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, permanecendo o mesmo pároco, Padre Carmelino Pereira Farias.

Fotos da Sede da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em 1997

Em 1997, inicia-se a construção da Casa Paroquial e da Área de Vivência.

Em 20 de dezembro de 2012, a capela Nossa Senhora Aparecida, da Vila Cristalina, deixa de fazer parte da Paróquia.

No dia 08 de março de 2003, toma posse o novo pároco Frei Luis Henrique Reis Costa.

Em 20 de dezembro de 2003, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do novo prédio da igreja matriz da Paróquia.

Em fevereiro de 2004, Inicia-se a construção da nova Igreja Matriz.

Em novembro de 2008, é inaugurada a nova Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

No dia 04 de dezembro de 2012, toma posse o Padre Ricardo Moreira, oriundo da Paróquia de São Francisco e Santa Clara no Turú, para aonde se transfere o Frei Luis Henrique.

No dia 28 de fevereiro de 2020, toma posso o novo pároco, Padre Jânio Reis.

No dia 03 de março de 2020, acontece a Reunião do Novo Pároco, Padre Jânio, com os paroquianos, onde são conversados sobre os anseios, dentre eles a climatização da igreja Matriz.

Em 23 de março de 2020, por conta da pandemia da COVID-19, a Arquidiocese suspende as missas presenciais. E em 05 de março de 2020, é decretado o lockdown no Maranhão.

Em 03 de julho de 2020, após quase 4 meses, houve o retorno das missas presenciais, sendo que as primeiras missas foram dedicadas às famílias enlutadas, que tiveram perdas de familiares, vítimas da COVID-19.

Em 16 de setembro de 2020, a partir do cenário sombrio e angustiante da pandemia, surge o Centro de Acolhimento Sagrado Coração de Jesus.

Em 2020, mesmo em meio à pandemia, acontece: a reforma do telhado da Igreja Matriz; reforma dos banheiros e das salas paroquiais; substituição do sistema de som da Igreja Matriz e informatização da Paróquia, com a digitalização de toda documentação e arquivo.

Em 27 de julho de 2021, inicia a formação litúrgica permanente.

Em agosto de 2021, tem início a entrega de cestas básica com espiritualidade para as famílias cadastradas, uma vez por mês (esse projeto encerrou no dia 01 de julho de 2023).

Em 28 de agosto de 2021, acontece o retorno dos batismos na paróquia após a pandemia. E em 12 de setembro de 2021, o retorno da catequese, inicialmente, apenas com turmas de jovens e adultos.

Em 26 de setembro de 2021, ocorre o lançamento da Campanha Melhorando a Casa do Senhor, com o objetivo de reformar a Igreja Matriz.

Em outubro de 2021, no mês missionário, tem início as celebrações nos setores (CEM’s).

O retorno da catequese para crianças acontece em 13 de março de 2022.

Entre os dias 28 de fevereiro a 03 de março de 2023, acontece na Igreja Matriz, a Assembléia Paroquial participativa, com a presença de todas as expressões paroquiais, com a finalidade de responder algumas inuietações advindas da Escuta Sinodal Paroquial e da Assembléia Arquidiocesana.

Em junho de 2023, após quase 2 anos da Campanha Melhorando a Casa do Senhor, são instalados na Igreja Matriz, os equipamentos de ar condicionado. Além disso, o forro, a iluminação, as janelas e as grades foram substituídas; a via sacra foi estampada nas janelas; as portas foram pintadas; o altar ganhou uma nova arte; as paredes, além do acabamento em gessos, são pintadas;